Seu futuro começa agora
Vestibular doctum abril/2015
Adx
Minha Escolha
Vestibular Doctum
Seu futuro começa agora
Vestibular doctum abril/2015
Na noite de 17 de maio, os alunos do curso de Sistemas de Informação participaram de uma Maratona de Programação. O evento foi organizado e acompanhado pela professora do curso, Yvssa Carneiro Demosts. A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde o ano de 1996. Ela nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação da ACM, o ACM International Collegiate Programming Contest, e é parte da regional sulamericana do concurso. Neste ano ocorre a 23a edição da Maratona. Ela se destina a alunos(as) de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, etc). A competição promove nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. Grandes empresas e instituições da área valorizam os alunos que participam da maratona, muitas vezes até contratando-os.
Visando introduzir os alunos do 1º período do curso de Sistemas de Informação no contexto da maratona e, principalmente, estimular o aprendizado da Lógica de Programação, foi realizada a Mini-Maratona de Programação. Assim como prevê o evento original, os estudantes foram divididos em grupos de três componentes e foram desafiados a resolver o maior número de problemas no menor tempo possível. Para estimular a competição, um ranking do andamento de todas as equipes era atualizado durante a realização do projeto, visível a todos. Além disso, balões eram distribuídos para os grupos após a resolução de cada problema, assim, equipes com mais balões correspondiam àquelas que estavam à frente no ranking.
Conforme relato da professora Yvssa Carneiro Desmots, responsável pelo projeto, a realização da Mini-Maratona dinamizou o ambiente da sala de aula influenciando num maior comprometimento e entusiasmo por parte dos alunos. Apesar de positivos, os resultados demonstraram que novas rodadas da competição devem ser oferecidas para que os alunos aprimorem ainda mais as estratégias utilizadas na resolução das questões, a articulação entre colegas para a realização do trabalho em equipe, bem como a administração do tempo disponível.
“Espera-se através de projetos como este que os alunos aprimorem os seus conhecimentos em programação, como também se interessem pela formação de grupos de estudos aptos a competirem na maratona a nível nacional e internacional”, completou Yvssa.
Na noite de 17 de maio, os alunos do curso de Sistemas de Informação participaram de uma Maratona de Programação. O evento foi organizado e acompanhado pela professora do curso, Yvssa Carneiro Demosts. A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde o ano de 1996. Ela nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação da ACM, o ACM International Collegiate Programming Contest, e é parte da regional sulamericana do concurso. Neste ano ocorre a 23a edição da Maratona. Ela se destina a alunos(as) de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, etc). A competição promove nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. Grandes empresas e instituições da área valorizam os alunos que participam da maratona, muitas vezes até contratando-os.
Visando introduzir os alunos do 1º período do curso de Sistemas de Informação no contexto da maratona e, principalmente, estimular o aprendizado da Lógica de Programação, foi realizada a Mini-Maratona de Programação. Assim como prevê o evento original, os estudantes foram divididos em grupos de três componentes e foram desafiados a resolver o maior número de problemas no menor tempo possível. Para estimular a competição, um ranking do andamento de todas as equipes era atualizado durante a realização do projeto, visível a todos. Além disso, balões eram distribuídos para os grupos após a resolução de cada problema, assim, equipes com mais balões correspondiam àquelas que estavam à frente no ranking.
Conforme relato da professora Yvssa Carneiro Desmots, responsável pelo projeto, a realização da Mini-Maratona dinamizou o ambiente da sala de aula influenciando num maior comprometimento e entusiasmo por parte dos alunos. Apesar de positivos, os resultados demonstraram que novas rodadas da competição devem ser oferecidas para que os alunos aprimorem ainda mais as estratégias utilizadas na resolução das questões, a articulação entre colegas para a realização do trabalho em equipe, bem como a administração do tempo disponível.
“Espera-se através de projetos como este que os alunos aprimorem os seus conhecimentos em programação, como também se interessem pela formação de grupos de estudos aptos a competirem na maratona a nível nacional e internacional”, completou Yvssa.